"O Centro de Artes da Casa das Mudas terá, em breve, uma nova biblioteca e um espaço multi-media aberto ao público. «As pessoas não se apercebem que, neste edifício, para além de espectáculos e exposições, há um edifício para serviços educativos, entre os quais a biblioteca», disse João Cunha e Silva.
O vice-presidente acrescentou que estes espaços já estão a funcionar, «mas vão abrir, em breve, com todos os ingredientes e com muita qualidade». A novidade foi avançada, na sexta-feira, na Casa das Mudas, pelo vice-presidente do Governo Regional, à margem da inauguração da exposição da artista madeirense Guareta Coromoto. João Cunha e Silva esclareceu que essas novidades decorrem do facto de o espaço mais antigo da Casa das Mudas, que actualmente já tem uma biblioteca, ter sido reaberto para exposições.
«Este espaço vai ser adaptado. A biblioteca passará para o edifício novo, no prédio dos serviços educativos, onde haverá, também, um gabinete multimedia, de acesso ao público», especificou. O vice-presidente congratulou-se com o facto de a galeria ter reaberto as suas portas com a exposição de uma artista que muito preza (Guareta).
«Para o dia da abertura esta quantidade de gente é digna de registo, na medida em que isto é na Calheta, no tal sítio longe e distante, que faz confusão a muita gente», disse João Cunha e Silva com uma certa ironia. «Mas vamos insistir em descentralizar a Cultura», disse, já a sério.
O vice-presidente manifestou também a sua satisfação pelo facto de a galeria agora reaberta já ter «muita coisa programada, sucessivamente, isto é, não há intervalos, o que vai mostrar bem que não é o facto de este grande Centro ser na Calheta que o impede de ter uma grande actividade e manifestações culturais de toda a ordem».
Quanto à reabertura do espaço antigo, João Cunha e Silva salientou que, desde o início, «sempre quisémos que este espaço fizesse parte do novo espaço e, desde o início que integrámos a Casa das Mudas no Centro das Artes». O andar de cima, onde funcionava até agora a biblioteca, passará a ser uma sala polivalente, para reuniões e outras manifestações culturais".
Fontes: Texto e foto - Jornal da Madeira 12-11-06Etiquetas: Equipamento Instalações e Mobiliário |